História da Dedetização.

A dedetização teve seu início com um neologismo, uma palavra nova, que no caso foi, DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetana), um produto que era aplicado para eliminar pragas e que foi muito usado na 2ª Guerra Mundial, para a proteção dos soldados contra os insetos, na época também era usado para combater o Tifo difundido pelos Piolhos e pela própria população.

A partir disso, começou-se a falar em dedetização, esse produto, é conhecido desde 1.873 pelos químicos e sendo aplicado no controle de pragas com os experimentos finais em meados de 1.939.

O DDT foi muito utilizado para combater o tifo difundido pelos piolhos e também indiscriminadamente pela população

Já no Brasil, começou a ser mais utilizado na década de 1.960, porém já está há muitos anos proibido no mercado aqui no país e na grande maioria dos países, porque o DDT (dedetê) foi e é considerado um muito prejudicial (tóxico) para o meio ambiente e para a população em geral.

O que é Dedetização?

Dedetização é o ato ou efeito de dedetizar, aplicar inseticida e raticidas para eliminar pragas como baratas, moscas, ratos, insetos, cupins e formigas. Além disso, comumente se usa uma palavra relacionada à dedetização que é a desinsetização ou desinsetizar, que é o ato de livrar o ambiente de insetos.

Dependendo da praga-alvo a ser controlada, os termos corretos dos produtos utilizados seguem a mesma grafia da palavra. Ex: Inseticida para baratas – baraticida; formigas – formicida; cupins – cupinicida; roedores – raticida. Essa ação é realizada por empresas especializadas, que usam produtos exclusivamente permitidos de serem aplicados em ambientes urbanos e rurais (domissanitários).

Compartilhar!
Rolar para cima