SINAIS DE INFESTAÇÃO DE CUPIM

FIQUE ATENTO:
Farelos
O farelo de cupim geralmente se parece com serragem. São pequenas esferas granuladas que surgem na quina da porta, dentro das gavetas ou próximo aos móveis. Sabe o que é isso? Excremento. Cocô de cupim.

Orifícios
Cupins são tão pequenos que podem invadir as estruturas a partir de qualquer fresta. Basta uma rachadura no móvel, ou um rodapé sem acabamento.
Nos casos graves de infestação por cupim, também é possível perceber pequenos furinhos na madeira. Eles têm cerca de 1mm de diâmetro. Por ali os bichos entram e saem, além de expelir o famigerado farelo. Ah, detalhe importante: a praga não fica só na madeira. Qualquer material celulósico pode ser atacado.

Asas
Eles têm a missão de sair à procura de parceiros para a cópula e dar origem à nova prole.
Quando os cupins alados escolhem um local para fixar morada, eles perdem as asas. Ou seja: se você encontrou diversas dessas asinhas no ambiente doméstico, é porque tem inquilinos destruidores lhe fazendo companhia. Os cupins reprodutores soltam as asas quando encontram um local para estabelecer a nova colônia.

Madeira quebradiça
Infelizmente, muitas pessoas só notam o prejuízo causado pelos cupins quando é tarde demais. Como a praga devora os móveis de dentro para fora, a superfície permanece intacta. Só que, lá no interior, as galerias e os túneis escavados tornam a estrutura toda oca. No fim, sobra apenas a “casquinha”. Basta encostar no objeto para ele se esfarelar como se fosse papel molhado ou folha seca de árvore.

Túneis de terra
A infestação de cupim de madeira seca nem sempre é o único problema. Outra espécie altamente nociva é o chamado cupim de solo.
Ele vive na terra, pois prefere a umidade. Então, constrói túneis de lama nas paredes para ir em busca do alimento sem ter contato com a luz do sol.
A espécie conta com mandíbulas poderosas, capazes de devorar quase qualquer obstáculo para chegar ao alvo. Paredes de concreto podem ficar bastante danificadas, e nem as fiações elétricas escapam! Aliás, o ataque dos cupins a essas instalações é um perigo, pois pode causar curtos-circuitos e incêndios.

Solicite já seu orçamento.

Compartilhar!
Rolar para cima