A primavera iniciou oficialmente no dia 22 de setembro, mas as temperaturas mais elevadas já começaram a ser registradas. Essa mudança climática estimula o início das revoadas de cupins, aquele bichinho de asas que fica em volta das lâmpadas e também conhecido pelos nomes de “aleluia” e “siriri”. E também sinaliza a necessidade de uma descupinização do ambiente.
Os cupins de asas são os insetos em época reprodutiva que enxameiam em busca de novos pares para formação de casais reais e criação de novos ninhos. É durante a revoada que os pares se formam. Quando chegam ao solo ocorre a perda das asas. Algumas espécies voam no final de tarde e outros ao anoitecer. Somente no Brasil são mais de 250 espécies de cupins.
As espécies que costumam causar mais prejuízos são os cupins de madeira seca e os cupins subterrâneos. Aquele pozinho fino que se espalha próximo aos objetos de madeira são suas fezes. Os cupins de madeira seca formam seus ninhos dentro de uma única peça de madeira, como uma mesa, onde fica até acabar o alimento. Já o cupim subterrâneo esconde seu ninho debaixo da terra. Vai criando túneis enormes, por onde se deslocam os operários. Uma das dicas para evitar que entrem nas casas é colocar telas de proteção nas janelas, portas e basculantes.
Apesar do grande volume de insetos nessa época, a revoada é o melhor período para prevenção e combate aos cupins, já que possibilita a localização do ninho já formado e o combate às pragas antes que elas saiam em busca de parceiros para reprodução e formação de novas colônias.
O ideal é contratar uma empresa que possua pessoas treinadas em descupinização, que realizará a inspeção do local para verificar se há infestação.
Focos detectados em trincas no chão ou na parede são combatidos por barreiras químicas, que impedem a entrada dos insetos e a criação da colônia.
Quando a infestação é de cupins subterrâneos, costuma-se usar barreiras químicas e com um tratamento no solo ao redor do imóvel. Para fazer esse procedimento com segurança e eficiência a escolha de uma empresa séria é fundamental, já que os produtos utilizados devem ser registrados no Ministério da Saúde para não causarem danos às pessoas que convivem no ambiente.
Para esse serviço, contate com a KOMBAT, pelo telefone/wats (55) 996935798
