Deixar a caixa d’água suja só traz problemas para a saúde.
As doenças mais comuns são gastroenterites, como diarréias e verminoses. Limpar o reservatório pelo menos a cada seis meses é essencial para garantir a eliminação de bactérias e de material orgânico.
Se a caixa estiver destampada ou a vedação não for bem feita, as sujidades se instalam com facilidade. A própria água, se ficar muito tempo parada, pode ocasionar isso. Os minerais presentes nela podem ir para o fundo da caixa, formando um lodo. Mesmo bem fechado, o reservatório fica sujo. Visto que, formam-se colônias de bactérias que se fixam nas paredes da caixa, essas bactérias consomem os resíduos do cloro presentes na água tratada. Com a contaminação bacteriana pela eliminação do cloro, os microrganismos podem entrar pela tubulação. As partículas também resultam em odores e sabores desagradáveis na água.
Quem deixa de limpar a caixa de água por muito tempo pode se deparar com animais (ratos, passarinhos e pombas, principalmente) mortos dentro do reservatório. O risco também é grande para o alojamento do mosquito da dengue, em qualquer lugar. A caixa de água suja é o ambiente perfeito para a proliferação de inúmeros microorganismos, dos quais, muitos podem ser fatais para a saúde das pessoas.
A limpeza periódica das caixas d’água deve ser feita, as casas ou prédios que captam água de poços também devem fazer uma desinfecção do reservatório e da rede interna. Para os locais com água proveniente da rede de abastecimento, uma boa limpeza é indispensável.
CONHEÇA AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE PODEM SER EVITADAS
COM A HIGIENIZAÇÃO:
Gastroenterites infecciosas: diarreia que pode ser causada por diversos tipos de bactérias, vírus e/ou parasitas (vermes). Neste grupo estão doenças como a Cólera, que pode levar a desidratação grave;
Hepatite A: o vírus da hepatite A pode ser contraído pela ingestão de água contaminada;
Esquistossomose: a doença do caramujo também pode ser adquirida quando há ingestão de água sem higiene. Se não identificado e tratado, o parasita pode causar infecção crônica;
Leptospirose: fechar a caixa d’água também evita que pragas da vida moderna façam ninhos ou eliminem suas fezes e/ou urina. É o caso do rato, principal transmissor de Leptospirose, doença que causa febre alta, dores de cabeça e musculares;
Dengue: o mosquito que transmite a dengue gosta de água limpa para procriar e, também por isso, é fundamental manter a caixa d’água hermeticamente fechada.
É necessário fazer a limpeza regularmente para manter-se longe destas doenças.
COMO MANTER A CAIXA D’ÁGUA SEGURA E LIMPA?
A cada 6 meses, de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), deve ser realizada a limpeza da caixa d’água. Esta é a melhor forma de se prevenir e evitar problemas em decorrência de água contaminada.
Para garantir a limpeza e se certificar de que a caixa está bem vedada, evitando assim que algum animal ou microrganismo contamine a água, você conta com o auxílio da KOMBAT, empresa certificada e especializada nesse tipo de serviço.
Fique tranquilo! A limpeza de caixa d’água que oferecemos é realizada por excelentes profissionais, que utilizam produtos indicados e registrados para a higienização.
Empresa licenciada pela Fepam, IBAMA, ANVISA e CRQ.